Desfile da Acadêmicos de Niterói em homenagem a Lula tem ‘Bozo preso’ e Temer ‘roubando’ faixa de Dilma no Carnaval do Rio.

A trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o tema do enredo que marcou a estreia da Acadêmicos de Niterói no Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, neste domingo (15). A escola levou para a Marquês de Sapucaí uma narrativa biográfica e política do ex-sindicalista de Garanhuns (PE), eleito três vezes para presidir o país pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
O samba-enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil” percorreu a saída do Nordeste, a experiência como metalúrgico no ABC paulista, a liderança sindical, as campanhas presidenciais e o retorno ao Palácio do Planalto.
Lula, o sindicalistaLula, o sindicalista | Crédito: Tata Barreto | Riotur
A agremiação, fundada em 2018, levou para a avenida alas que representaram greves operárias, programas sociais e episódios ligados à prisão e à anulação das condenações que impediram Lula de disputar as eleições de 2018, que teve Jair Bolsonaro (PL) como vencedor.
O ex-presidente de extrema direita foi retratado na figura do palhaço Bozo, que estava atrás de grades e com tornozeleira eletrônica, em referência à prisão pela condenação por tentativa de golpe.
Jair Bolsonaro foi retratado como o palhaço Bozo Jair Bolsonaro foi retratado como o palhaço Bozo | Crédito: Luiza Monteiro | RioturEm outro carro, uma encenação mostrou Michel Temer retirando simbolicamente a faixa presidencial de Dilma Rousseff, em alusão ao golpe sofrido pela ex-presidenta em 2016.
Comentários
Postar um comentário