Pacientes do SUS podem ser atendidos por planos de saúde.

Atendimentos dos hospitais particulares a pacientes do SUS começaram nesta sexta (1°). Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Rio de Janeiro – Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) passaram a ter acesso a consultas, exames e cirurgias em hospitais e clínicas vinculadas a planos de saúde nesta sexta-feira (1°). O Rio é uma das regiões prioritárias para o programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde, que tem objetivo de reduzir as filas em especialidades com alta demanda na rede pública.

Isso acontece porque o estado concentra hospitais de referência nacional, como o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), que enfrentam filas de espera que chegam a três anos em casos como cirurgias ortopédicas. O agendamento será organizado pelo SUS.

Portanto, os pacientes não serão os responsáveis por marcar as consultas diretamente com as unidades de saúde. Estados e municípios indicarão as prioridades com base nas filas locais.

O atendimento ocorrerá em clínicas e hospitais privados credenciados, sem nenhum custo para o paciente, mantendo o caráter gratuito do SUS. Os procedimentos estão concentrados nas áreas com maior carência: oncologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, cardiologia e ginecologia. Uma plataforma digital vai integrar os dados entre rede pública e privada pelo aplicativo Meu SUS Digital, acelerando diagnósticos e acompanhamentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem morre atropelado por um caminhão no começo da tarde desta sexta-feira (18), em Santo Antônio de Pádua.

Veículos colidem, mulher morre e caminhão tomba na RJ-186, em Pádua.

Santo Antônio de Pádua terá primeira Expô Gospel.