Brasil está oficialmente fora do mapa da fome, segundo a ONU.

O Brasil está oficialmente fora do Mapa da Fome da FAO/ONU, conforme relatório divulgado nesta segunda-feira (28), durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, em Adis Abeba, na Etiópia. A avaliação considera a média dos anos de 2022, 2023 e 2024, indicando que o país ficou abaixo do limite de 2,5% da população em risco de subnutrição, critério utilizado para compor o mapa.

Esta é a segunda vez que o Brasil deixa a lista. A primeira foi em 2014, mas o país retornou em 2018 e enfrentou, em 2022, um dos momentos mais críticos em relação à fome. O ministro Wellington Dias destacou que o combate à fome foi a primeira meta do presidente Lula ao iniciar seu mandato em 2023 e afirmou que o objetivo foi cumprido em dois anos.

Dados do IBGE, por meio da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA), mostram que cerca de 24 milhões de pessoas saíram da condição de insegurança alimentar grave até o final de 2023. Para o governo, esse é apenas o início de uma política mais ampla voltada à justiça alimentar e ao bem-estar da população.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem morre atropelado por um caminhão no começo da tarde desta sexta-feira (18), em Santo Antônio de Pádua.

Veículos colidem, mulher morre e caminhão tomba na RJ-186, em Pádua.

Santo Antônio de Pádua terá primeira Expô Gospel.