Contas de luz podem voltar a subir a partir do mês de setembro.

     Com o nível dos reservatórios em baixa, devido à falta de chuvas no país, as contas de luz devem voltar a ter bandeiras amarelas a partir de setembro. A cobrança extra será de R$ 1,50 a cada 100 quilowatts (KWH) consumidos. O sistema elétrico opera desde abril com a bandeira verde, quando não há cobrança de taxa extra nas faturas mensais.

     O sistema de bandeiras tarifárias existe desde o início do ano passado para indicar ao consumidor que a geração de energia está menor, seja por falta de chuvas ou outras razões. O objetivo do governo com a medida a conscientizar a população sobre a necessidade de reduzir o consumo para ajudar que a eletricidade volte a ser gerada com custo baixo.

     São três fatores que indicam que haverá a retomada da bandeira amarela no país. O primeiro é que os meses de setembro e outubro são historicamente mais secos. O segundo o nível menor dos reservatórios das usinas hidrelétricas exijam assim que as usinas térmicas sejam acionadas, o que eleva o custo médio da produção de energia. Desde maio, o uso de energia – apesar de recuar em comparação ao ano passado – vem superando as projeções, indicado assim uma possível escassez na geração de energia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem morre atropelado por um caminhão no começo da tarde desta sexta-feira (18), em Santo Antônio de Pádua.

Veículos colidem, mulher morre e caminhão tomba na RJ-186, em Pádua.

Santo Antônio de Pádua terá primeira Expô Gospel.