Black Friday está na mira dos órgãos de defesa do consumidor.
Os Procons de todo o país e representantes do comércio varejista prepararam recomendações para garantir que os consumidores aproveitem com segurança esta edição da Black Friday, que acontecerá em 25 de novembro. A campanha, que abrangerá tanto as lojas físicas quanto o e-commerce, pretende evitar que possíveis falhas prejudiquem o consumidor.
Entre as recomendações está o serviço de atendimento ao consumidor, adequado e efetivo, de acordo com o horário de funcionamento do estabelecimento para o evento. No caso das lojas on-line, o atendimento deve ser realizado 24 horas, da meia-noite até as 23h59 de 25 de novembro, por chat, principais redes sociais ou telefone.
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Além disso, o Procon Carioca orienta que, antes de efetuar a compra, o consumidor pesquise o preço do produto que pretende adquirir, bem como as condições de pagamento disponibilizadas pelos diversos fornecedores. Gravar as telas e todas as comunicações eventualmente realizadas com o fornecedor também é fundamental.
Outra orientação é buscar descontos efetivos para os produtos participantes da Black Friday, sem aumento prévio do preço sobre o qual irá incidirá o desconto anunciado. Além disso, foi recomendado que as empresas disponibilizem estrutura e equipe adequadas para atendimento do público no dia da ação no caso das lojas físicas, e reforcem a infraestrutura dos sites para melhorar a estabilidade, evitando a ocorrência de oscilações comuns com o grande volume de acessos.
É importante que os produtos participantes da ação sejam identificados nas lojas e materiais de comunicação, contendo também a informação de que há restrição de estoques. Nos sites, houve a orientação de que a identificação visual dos produtos participantes da Black Friday seja ostensiva no produto ou em ambiente separado (hotsite e/ou na página principal do próprio site). A vantagem oferecida precisa ser claramente identificada no produto.
As empresas do e-commerce foram orientadas a informar ao consumidor que o fato de colocar o produto no carrinho não significa que ele esteja garantido. A reserva somente será feita após a finalização do pedido e a aprovação pela operadora de cartão.
De acordo com Solange Amaral, presidente do Procon Carioca, caso o consumidor tenha alguma reclamação ou dificuldade, deve procurar o serviço de atendimento ao consumidor (SAC). Se ainda assim não houver solução, é preciso entrar em contato com o Procon Carioca, pelo telefone 1746, dígito 7; pelos sites www.1746.rio.gov.br ou www.rio.rj.gov.br/web/proconcarioca; ou ainda pelas redes sociais facebook.com/proconcarioca e twitter.com/proconcarioca.
Entre as recomendações está o serviço de atendimento ao consumidor, adequado e efetivo, de acordo com o horário de funcionamento do estabelecimento para o evento. No caso das lojas on-line, o atendimento deve ser realizado 24 horas, da meia-noite até as 23h59 de 25 de novembro, por chat, principais redes sociais ou telefone.
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Além disso, o Procon Carioca orienta que, antes de efetuar a compra, o consumidor pesquise o preço do produto que pretende adquirir, bem como as condições de pagamento disponibilizadas pelos diversos fornecedores. Gravar as telas e todas as comunicações eventualmente realizadas com o fornecedor também é fundamental.
Outra orientação é buscar descontos efetivos para os produtos participantes da Black Friday, sem aumento prévio do preço sobre o qual irá incidirá o desconto anunciado. Além disso, foi recomendado que as empresas disponibilizem estrutura e equipe adequadas para atendimento do público no dia da ação no caso das lojas físicas, e reforcem a infraestrutura dos sites para melhorar a estabilidade, evitando a ocorrência de oscilações comuns com o grande volume de acessos.
É importante que os produtos participantes da ação sejam identificados nas lojas e materiais de comunicação, contendo também a informação de que há restrição de estoques. Nos sites, houve a orientação de que a identificação visual dos produtos participantes da Black Friday seja ostensiva no produto ou em ambiente separado (hotsite e/ou na página principal do próprio site). A vantagem oferecida precisa ser claramente identificada no produto.
As empresas do e-commerce foram orientadas a informar ao consumidor que o fato de colocar o produto no carrinho não significa que ele esteja garantido. A reserva somente será feita após a finalização do pedido e a aprovação pela operadora de cartão.
De acordo com Solange Amaral, presidente do Procon Carioca, caso o consumidor tenha alguma reclamação ou dificuldade, deve procurar o serviço de atendimento ao consumidor (SAC). Se ainda assim não houver solução, é preciso entrar em contato com o Procon Carioca, pelo telefone 1746, dígito 7; pelos sites www.1746.rio.gov.br ou www.rio.rj.gov.br/web/proconcarioca; ou ainda pelas redes sociais facebook.com/proconcarioca e twitter.com/proconcarioca.
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